terça-feira, 15 de novembro de 2011
Sabedoria para lidar com a família dele (a)
A escritora Fernanda Bezerra dá 10 dicas para manter a harmonia com sogros e cunhados
Muitos não têm idéia do quão importante é manter um bom relacionamento com os familiares do esposo(a) e que a falta dessa ligação pode levar ao término de muitos casamentos. Os sogros não deveriam ter essa fama tão detestável que têm, afinal de contas se não fosse por eles, o(a) esposo(a) não existiria, não é verdade?
Eu, por exemplo, sou muito grata a Deus pela minha sogra e pelo meu sogro, pois são pessoas maravilhosas que amo muito, de todo o coração. Meu cunhado e cunhadas também são pessoas especiais demais para mim. Sempre os valorizei e valorizo. Procuro agradá-los em tudo que posso, mesmo estando tão distante. Muitas vezes, meu marido não tem tempo de ligar para eles, mas eu ligo. Sempre envio fotos por e-mail e procuro manter o contato. Sinceramente, acho que falo mais com eles do que meu próprio marido.
Por isso, para um bom relacionamento com a família do(a) esposo(a), você precisa ser humilde e entender o lado deles. Pois, imagine: a mãe cuidou do(a) filho(a), que hoje é seu companheiro, com o maior carinho e cuidado e, se ele(a) a vir sendo relaxado(a) com o(a) filho(a) dela, obviamente, não vai gostar nada disso. Pois, por mais que ela tenha consciência de que não tem o direito de se intrometer na relação de vocês, mãe é mãe e essa ligação sempre falará mais alto. Portanto, seja compreensivo(a).
Há casos de esposas que se sentem ofendidas, quando ouvem das sogras e cunhadas comentários do tipo:
"Meu filho gosta do arroz desse jeito, vou te ensinar como fazer"
"Meu irmão gosta das coisas dele bem arrumadinhas"
"Ele está tão magrinho, você não cozinha pra ele?"
"Não faça assim, pois ele não gosta"
"Esse feijão não está do jeito que ele gosta!"
Até entendo que dependendo da forma como os comentários são feitos, podem machucar, mas se você entender o que está por trás desses alertas, conseguirá suportar tudo isso e amá-los, pois saberá que no fundo o que eles querem é ajudar. Por isso, seguem algumas dicas:
1. Aprenda a colocar-se no lugar da sua sogra, afinal, um dia, quando seu filho se casar, você também passará pela mesma transição;
2. Seja compreensivo, releve as coisas, seja um filho para eles;
3. Não fale mal deles para seu cônjuge;
4. Em vez de tentar competir com eles, conquiste-os;
5. Esqueça o passado, as coisas ruins que já aconteceram e comece de novo;
6. Ligue para seus sogros e cunhados para saber como eles estão;
7. Convide-os para um almoço;
8. Compre algo que eles gostem;
9. Seja humilde, quando um deles quiser lhe ensinar algo sobre o seu cônjuge;
10. Sempre trate seu(sua) companheiro(a) com muito respeito, principalmente na frente dos pais dele(a), pois, com certeza, eles apreciarão isso em você.
Lembrando que, todas essas dicas você pode fazer aos poucos, ao longo de um certo tempo, pois se tentar fazer tudo de uma vez, provavelmente, pensarão que você está querendo algo. Seja sábio(a), e sempre se coloque no lugar da família dele(a).
E se você tem tido sérios problemas com relação a isso, não desanime. A mudança não vai acontecer de uma hora para outra como um passe de mágica, mas gradualmente.
Marcadores:
cultura,
família,
inteligência,
jeito,
Mulher sábia,
Problemas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário