terça-feira, 20 de setembro de 2011

Médicos garantem que engordar é mais difícil

Ganhar peso depende de hormônios, doenças e constituição física.

Ao contrário do que muita gente pensa, ganhar peso é muito mais difícil que perder, garantem os especialistas no assunto. A dificuldade para engordar pode estar relacionada a doenças, transtornos alimentares, alterações hormonais ou à constituição física da pessoa.


"É necessário fazer uma pesquisa clínica com o paciente para saber porque ele não está conseguindo ganhar peso", explica a endocrinologista Ellen Paiva, especialista em nutrologia. Conforme a médica, o primeiro passo para quem quer engordar é investigar, a partir de uma série de exames, se há algum problema de saúde.

O hipertireoidismo, por exemplo, faz a pessoa sentir fome, comer bastante e mesmo assim emagrecer. Neste caso, "a terapia nutricional não resolve, não é o que determina", diz Ellen. Geralmente, com o tratamento da enfermidade, o paciente volta automaticamente ao peso normal.

O mesmo serve para diabetes e distúrbios intestinais, mas a diferença é que a dieta será parte do tratamento. O diabético precisa controlar a ingestão de açúcar. Os pacientes com problemas gastrointestinais também têm cuidado redobrado com a alimentação, pois não podem abusar de gorduras, alimentos muito ácidos e outros.

Já os transtornos alimentares são mais complicados e precisam de acompanhamento psicológico. Pacientes com anorexia ou bulimia podem necessitar de medicamentos para controlar a compulsão.

Outro fator a ser considerado é em que fase da vida se encontra a pessoa que está magra demais. "É normal a magreza durante a explosão de crescimento da adolescência", afirma a endocrinologista.

E se não há doenças e nenhuma alteração nos hormônios, muito menos devido à adolescência? "Engordar é mais difícil porque, na maioria das vezes, a pessoa é magra e tem saúde", diz a médica. O desafio é mudar a alimentação de uma pessoa que está abaixo do peso ideal, mas come direito e é saudável.

"Para ganhar peso, tem que ingerir mais calorias do que gasta", simplifica o nutrólogo Daniel Magnoni, presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição e da Associação Brasileira pela Nutrição Saudável. Na maioria dos casos, o segredo está nos hábitos alimentares: não adianta comer muito no almoço ou na janta, por exemplo, e depois pular refeições e ficar muito tempo sem comer.

Da mesma forma que as dietas para engordar, o ideal é comer, pelo menos, de três em três horas. A diferença está no tipo de alimentos: quem quer engordar, deve preferir os ricos em proteínas. Elas estão presentes principalmente nos produtos de origem animal como carnes (vermelha, de aves e peixes), leite e derivados. Também são encontradas no feijão, soja, lentilha, ervilha, nozes e amêndoas.

Praticar exercícios com regularidade é outra dica importante. "Engordar com saúde é ganhar massa magra", explica Magnoni. O nutrólogo lembra que apenas comer tudo que vem pela frente não é garantia para engordar e ainda pode trazer prejuízos à saúde, como elevação dos níveis de colesterol e triglicérides.

Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário