terça-feira, 19 de junho de 2012
O resgate (parte 2) - Seu fígado
Se você não é profissional da saúde, paciente ou um leitor curioso, muito provavelmente desconhece o termo "encefalopatia hepática".
Isso, contudo, não reduz a importância do que há de ser dito nas próximas linhas.
No seu organismo (como você já sabe, ou já deveria saber), cada órgão/sistema tem sua(s) função(ões). Seus pulmões captam o combustível que move suas células. Seu coração bombeia esse combústivel. Seus rins dão um jeito na sujeira que as células fazem ao usar esse combustível. E assim sucessivamente..
Agora, raciocinemos juntos:
1) E se seus órgãos não soubessem o que eles deveriam fazer?
"É claro", você diz, "... que tudo viraria uma tremenda confusão!".
O seu rim (talentoso com sujeira) se atrapalharia tentando captar o gás oxigênio. O coração (uma bomba nata!) seria uma decepção tentando se livrar do lixo celular. Os pulmões, coitadinhos, iriam fazer uma força enorme, inutilmente, tentando espalhar o sangue pelo corpo.
Pois bem, agora, pense: Você sabe qual o seu papel no seu relacionamento?
Há coisas que você faz muitíssimo bem e outras que "nem tanto" (pra não dizer...). Seu companheiro também. Contudo, vocês não as identificaram ainda e ficam fazendo mal feito a função um do outro.
Por isso, a partir de agora, busquem por meio do tempo, da convivência e do diálogo descobrir as potencialidades e dificuldades que cada um tem.
2) E se cada um vivesse reclamando daquilo que o outro não pode fazer?
Simplesmente faça! Se o pulmão ficasse chateado com o fato de o coração não conseguir captar o O2 do ar, todo o corpo entraria em falência, não é mesmo?
Assim, busque ajudar seu companheiro com aquilo que você tem de melhor, e, ele, vendo sua postura pró-ativa, irá fazer aquilo que ele também faz bem.
Por que, então, vocês não usam isso para o bem de ambos?
Guarde também isto: cada um tem seu talento, use-o para o bem dos dois em vez viver se lisonjeando por ele.
Seu fígado, sabedor de seu talento e do pouco talento cerebral, desintoxica o corpo de sua sujeira. Quando isso não acontece, surge a tal da "encefalopatia hepática", ou seja: o cérebro adoece porque o figado não faz o que sabe fazer de melhor.
Jéssica Librelon Pimenta - Equipe Terapia do Amor / Montes Claros-MG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário